CONFRONTOS ARMADOS E DESLOCAMENTOS FORÇADOS NOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SATINGA E SAQUIANGA, NARIÑO, COLOMBIA

ATAQUE A ATIVISTAS DE DIREITOS HUMANOS. COMUNIDADES NEGRAS. POVOS SATINGA E SAQUIANGA. GRUPOS ARMADOS. DISSIDENTES DAS FARC´s. DESLOCAMENTOS FORÇADOS.

O Pensamento e Ação Social (PAS) denuncia perante a opinião pública e a comunidade internacional as violações de direitos humanos, materializadas nos riscos que os habitantes das comunidades negras se estabeleceram às margens do rio e do mar Pacífico, pertencentes aos povos Satinga e Saquianga Conselhos Comunitários no departamento de Nariño, derivados das ações dos grupos armados.

É importante mencionar que os primeiros eventos relatados ocorrem desde 10 de abril de 2022, como resultado dos confrontos armados entre os dissidentes da 30ª Frente das FARC e da Nova Marquetalia, deixando 802 famílias deslocadas na área urbana de ​​o Município de Olaya. Herrera, pertencente às comunidades de Merizalde, Porvenir, Alto Merizalde, Bajo Merizalde, Palma de Coco, Alto San Antonio, Las Mercedes 2, Boca de Bracito, Barro Caliente, José Guaco Afro, José Guaco Indígena e Prieta Setor Mirando.

Hoje, os atos que violam os direitos coletivos das comunidades negras são apresentados novamente:

1. Os dissidentes da 30ª frente das FARC estão marcando presença nas comunidades do Conselho Comunitário Satinga e Saquianga, restringindo a livre mobilidade e as práticas agrícolas desenvolvidas pelas comunidades negras.

2. Os habitantes das comunidades vivem em meio à ansiedade e medo causados ​​pelos confrontos armados e pela presença dos grupos armados no território coletivo.

Solicitamos com urgência:

Ao Estado colombiano, reiteramos a necessidade de garantir a proteção e integridade das comunidades negras instaladas nos territórios coletivos do Pacífico

Para a Ouvidoria e Procuradoria Geral da República, verificar a situação dos membros dessas comunidades

À comunidade internacional e às organizações sociais e defensores dos direitos humanos, solicitamos uma intervenção urgente para salvaguardar a vida e a integridade das comunidades.

https://www.pas.org.co/post/confrontaciones-armadas-y-desplazamiento-forzado-narino

IBEPAC BRASIL REDE PELICANO

NOSSA MISSÃO: Assessorar e articular os movimentos sociais, lideranças, grupos e pessoas, na promoção de políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos humanos;

%d blogueiros gostam disto: